AUXILIARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL FAZEM DESABAFO.
Em apoio as Auxiliares de Educação Infantil do Município de Osório estamos postando o desabafo das mesmas:
Qual o verdadeiro valor de um funcionário?
Nós, auxiliares da educação infantil do município de Osório, levamos um choque ao descobrir, às 17:00 horas do dia 31/01/23, que teríamos de retornar ao trabalho dia 01/02/23. O acordo que nos dava direito ao recesso na primeira quinzena de fevereiro – do qual em dezembro havia sido divulgado calendário confirmando – não só foi desfeito, mas deixaram toda a classe acreditar que estava em pé, até o último minuto.
Essa atitude demonstra a falta de Respeito e Consideração com nós funcionários, desmonta o discurso tão bonito que fala sobre a importância das auxiliares no funcionamento de nossas escolas, bem como no processo educacional de nossas crianças.
A classe que sofreu alteração de suas atribuições, foi sobrecarregada com funções que antes eram apenas de professor. Ser monitor de educação especial, itinerante, planejamento, tudo isso recaí sobre as auxiliares quando falta profissional nas escolas. Além disso, o cargo deixou de ser nível fundamental para virar técnico, mantendo a remuneração sem que houvesse acréscimo no percentual salarial.
Esse acordo de recesso em fevereiro, era uma benesse, um reconhecimento aos muitos acréscimos em nossa função, sendo que muitas delas sequer estão previstas como atividades de competência das auxiliares. Com a quebra deste acordo, fica claro a importância de mudança de conduta de nossa classe, a qual até agora estava em “conformidade” diante das alterações. Isso também nos enfatiza a necessidade de mudança em nosso padrão.
Diante da falta de esclarecimentos, registramos aqui, nossa insatisfação e decepção pela conduta da Secretária Municipal de Educação diante dos fatos.
Valorizar o servidor é necessário, é urgente. Respeitá-lo, é o mínimo que se espera de qualquer gestão.
Texto enviado por Renata Da Silva Ferreira Moreira.